09 maio 2013

Sugata Mitra: pesquisador da auto-educação.


A tempos que a discussão de usar, e como se usar, as novas tecnologias na educação é recorrente em todos os ambientes onde se pensa e se trabalha a educação, são várias as teorias e visões sobre o uso destas tecnologias. Atualmente um dos pesquisadores mais controverso sobre o assunto é o professor indiano Sugata Mitra, que junto com sua equipe pesquisa e teoriza sobre o uso da tecnologia na educação, sendo ele um entusiasta da auto-educação, ele acredita que com ajuda das tecnologias os seres humanos (em especial as crianças) seriam capazes de se auto-instruir dispensado assim à figura do professor. Durante sua palestra no evento Campus Party 2012 (Encontro de aficionados por tecnologias) ocorrida em São Paulo ele cunhou a seguinte frase: "Um professor pode ser substituído por uma máquina".
            Mitra chegou a esta dedução graças a experimentos feitos em seu país natal, onde um computador conectado a internet foi deixado em uma comunidade carente indiana, e com surpresa se constatou que as crianças mesmo sem nenhuma instrução conseguiam navegar na internet e trocavam experiências entre si, uns ajudando os outros e em pouco tempo atingiam um nível médio de habilidades e conhecimentos no campo da informática. Outra experiência com auto-apredizagem feita pelo professor Mitra na Índia inclui o ensino da língua inglesa e de ciências com uso do computador e programas específicos. Através de suas pesquisas na Índia o Professor Mitra chegou a algumas conclusões interessantes, tais como:
           Quanto mais longe dos centros urbanos, pior a escola/criança se sai nos exames nacionais comparativos e que o uso de tecnologia nos grandes centros urbanos, melhoram em até 5% a qualidade de aprendizagem do aluno já nas zonas rurais ou comunidades esta melhora na aprendizagem chega a 30%, e mesmo que o idioma usado no computador não seja o idioma nativo das crianças, elas se apropriam aproximadamente de 200 palavras deste novo idioma para poderem usar a máquina e software nelas instalados. Outra constatação feita pelo professor (que é de conhecimento de qualquer um que tenha filhos ou crianças pequenas em casa) é que crianças de 6 a 13 anos podem aprender e ensinar umas as outras, com relativa desenvoltura, como utilizar as várias gadgets eletrônicas existentes em nosso cotidiano, inclusive computadores.
Apesar da declaração de impacto feita na Campus Party o professor Mitra não acredita que os empregos dos professores estejam em risco, ao contrário, ele acredita que o papel do professor seria apenas diferente de como é hoje, já que para ele o papel do professor seria de instigar nos alunos a busca pela auto-aprendizagem.
Para Mitra o principal meio de se provocar a auto-aprendizagem nas crianças é apresentar a elas questões que levem a reflexão e a interdisciplinaridade. Questionado sobre como seria a mudança para este novo modelo, o professor Mitra diz que a mudança do modelo educacional ira acontecer “naturalmente” com a popularização da internet banda larga e a inevitável informatização da sociedade.
Mitra é taxativo e afirma que o futuro da educação está na auto-educação, mas o professor reconhece que sua proposta educacional é polemica e que atualmente se desenvolve no campo das idéias e experimentações,Como podemos ver as idéias do professor são bastante revolucionárias, e se ele esta com razão ou não, somente o tempo poderá nos dizer. Atualmente Mitra e sua equipe aplicam estudos no campo da auto-instrução com uso de tecnologias em vários países, inclusive no Brasil.

Sugata Mitra é pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, da Inglaterra, e professor visitante do Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos Estados unidos.