12 junho 2010

Diga não a matança das baleias


Este ano faz 24 anos que a Comissão Baleeira Internacional (CBI), órgão ligado a ONU, instituiu a moratória a caça as baleias. Infelizmente três países: Noruega, Islândia e Japão teimam em não reconhecer a lei e continuam a promover a matança das baleias que são processadas dentro de navios - fabricas, onde em menos de duas horas uma baleia é transformada em toneladas de carne e barris de óleo e outros produtos, em todas as reuniões do CBI estes três países tentam revogar a lei, pedindo “cotas” e autorizações para caçadas com fins de “estudos científicos”.
Esta caçada desenfreada é o principal fator que coloca em risco de extinção estes mamíferos, já que a fêmea só tem um filhote por vez a cada três anos. A caça a baleia sempre fez parte da história do homem há registro rupestres desta atividade a pelo menos 8.000 mil anos, mas com o desenvolvimento tecnológico do século XX, esta atividade começou a trabalhar em ritmo de linha de produção colocando em desequilíbrio a população de baleias, pois se caçavam mais baleias do que elas conseguiam se reproduzir.
Calcula-se que no século XX tenham sidos caçados mais de dois milhões de exemplares destes animais, o ano de 1961 é considerado um ano trágico para as baleias, pois foram mortos 70.000 animais. Dentro desta circunstancia só havia o caminho da proibição para tentar estancar esta barbárie.
Das 13 espécies de baleias existentes nos oceanos, quatro espécies, a Azul, a Cinza, A Franca do Norte e a Cabeça Redonda, por terem alto valor econômico são as que sofrem maiores pressões  sobre suas populações. Porém, as outras noves também estão na lista de espécies com sério riscos de extinção. A população atual destas quatros espécies são estimadas em 400 a 1200 exemplares da Baleia Azul, 26.000 exemplares da baleia Cinza, 400 exemplares da Franca do norte e 8.000 exemplares da baleia Cabeça Redonda.
A baleia Azul é o maior animal sobre a terra podendo atingir mais de 30 metros e pesar mais de 130 toneladas, e por sua alta produtividade em carne e óleos é uma das mais caçadas, ela habita a Antártida, o Atlântico Norte e o Norte do Pacifico, A baleia Cinza foi exterminadas nos mares e hoje são praticamente restritas a Costa oeste do Canadá e do Estados unidos, A baleia Franca do Norte habita a costa Atlântica do Canadá e por serem dóceis e vagarosas são presas fáceis dos caçadores inescrupulosos, já as baleias Cabeça- Redondas podem atingir 18 metros e cem toneladas e habitam o Ártico.
Várias são as entidades que brigam pela proteção das baleias, e o Sea Shepherd, é o mais ativo e usando de meios radicais em verdadeiras operações de guerra contra navios baleeiros, tenta conter esta selvageria mesmo que para isso seja necessário se expor ao perigo.
Para conhecer mais esta entidade, acesse o site.
http://seashepherd.org.br/

Nenhum comentário: