15 junho 2010

Waldkindergarten - Jardim de Infância na Floresta


Você já ouviu falar das waldkindergarten? Não? Trata-se da nova modalidade em educação Infantil adotada em alguns países Europeus, principalmente nos países escandinavos e na Alemanha. Nesta nova modalidade de educação as crianças são levadas para uma floresta, onde em uma “mesa” improvisada o professor aplica nas crianças o mesmo currículo das escolas tradicionais. Isto cinco vezes por semana com aulas que duram até 6 horas independentes das condições climáticas, inclusive com neve. As Waldkindergarten, literalmente jardim de infância na floresta, são freqüentadas por crianças de três a seis anos e suas metodologias se baseiam em estudos da Universidade de Freiburg (Suíça) que afirmam que crianças educadas nas florestas têm mais criatividade e concentração e são mais espertas, uma duvida é se a criança exposta ao mal tempo não adoeceria, vejamos a opinião de Mills Andrea, professora e mãe de uma criança matriculada em uma waldkindergarten alemã:

"Não existe essa coisa de mau tempo, apenas roupas ruins. Apesar do medo dos pais de que as exposições ao mau tempo adoeçam as crianças, a nossa experiência foi que as crianças - inclusive o meu filho - que regularmente passaram um tempo ao ar livre (devidamente equipados) ficaram mais saudáveis do que aqueles mantidos em ambientes fechados, apesar das temperaturas no inverno com média em torno de zero”.

Outras vantagens apresentadas seriam que as crianças desafiariam o seus limites e estariam em contato com a natureza, e os professores juram que os aluninhos adoram, além de fazerem exercícios físicos já que as crianças caminhariam até dois quilômetros para chegar a “escola” (floresta), além da aprendizagem convencional em um ambiente ao ar livre. Segundo Schaffer, professor de uma waldkindergarten alemã:

"Nós descobrimos que é possível estabelecer um equilíbrio entre o aprendizado acadêmico e o (aprendizado) baseado na natureza".

Logicamente uma escola montada nestes moldes, que se convencionou a chamar de “escola-natureza”, exige do profissional algumas condições especiais, como listadas abaixo:
-Vários anos de experiência profissional.
-Gostar de contato com a natureza.
-Ter conhecimentos sólidos em primeiros socorros.
-Ter condições físicas para suportar condições meteorológicas extremas.
-Vontade de experimentar novas formas de ensinar.
-Ser flexível, estar preparado para alterações do programa.
-Conhecer sobre os perigos da floresta, tais como plantas e animais venenosos.
-Querer trabalhar em equipe.

Outra preocupação é com a escolha da floresta onde se irão desenvolver as atividades, tendo sempre em mente a segurança das crianças, que deverão preencher os requisitos abaixo:
-Curta distância entre a escola e a floresta.
-Ampla faixa de floresta com árvores diferentes (espécies, tamanhos)
-Possibilidade de montar uma pequena estrutura, mesa, barraca, etc.
-Possibilidade de criação de uma pequena fogueira.
-Obstáculos para subir (árvores mortas, barrancos, etc.)
-Acesso a água.

Pesquisando na internet as fotos das “waldkindergarten” que achei mostram “florestas” de primeiro mundo, limpinhas, com arvores coníferas e com o chão com uma relva que parece até que foi aparada... O difícil deve ser convencer as crianças a irem à escola no inverno, já que nestes países a temperatura chega abaixo de zero praticamente o inverno todo.

Nenhum comentário: