19 setembro 2011

O professor e as novas tecnologias.

Na Sociedade moderna os processos de aquisição do conhecimento assumem um papel de destaque e passam a exigir um profissional crítico, criativo, com capacidade de pensar com autonomia e de aprender a aprender. Além de possuir a capacidade de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo
Apesar de reconhecermos que a sociedade esta cada vez mais tecnológica, ainda não existe um consenso da necessidade de incluir, e como incluir nos currículos as habilidades e competências para lidar com estas novas tecnologias. Mas independente desta discussão, existe a necessidade de uma reinvenção do papel do professor, e este novo papel esta ligado a como ele interage com estas novas tecnologias, desenvolvendo atividades de interesse didático/pedagógico no mundo virtual.
Nesta nova realidade o professor deve saber usar o ciberespaço e suas ferramentas para desenvolver os ambientes de aprendizagem centrados nas atividades dos alunos, na interação social e no desenvolvimento do espírito colaborativo e autônomo do aluno, e para que o “novo” professor possa atuar nesta nova sociedade, são necessários ao professor alguns pré-requisitos, tais como:
- Conhecimento das novas tecnologias e da maneira de operá-las;
- Curiosidade para pesquisas para construção e adaptação de conteúdos;
- Capacidade para provocar hipóteses e deduções para compreensão de conceitos;
- Capacidade de dialogar com o conhecimento sejam em grupo ou individualmente
- Capacidade de divulgar resultados e multiplicar descobertas.
         Outra função do “novo” professor será a de orientar os educandos sobre onde colher informações no ciberespaço e como tratá-las, ora estimulando o trabalho individual, ora apoiando o trabalho de grupos reunidos por área de interesses.
Para a “construção” deste novo professor, ele não pode ser colocado á margem do processo tecnológico, ele tem debater a apropriação destes recursos e das formas de gestão que possibilitam sua implantação no ambiente escola.
A incorporação das novas tecnologias como ferramentas comuns ao ambiente escolar, é um elemento que pode contribuir para uma maior vinculação entre os contextos de ensino e as culturas que se desenvolvem fora do âmbito escolar.
A escola tem o desafio de não apenas incorporar as novas tecnologias, mas também, de promover o desenvolvimento de reflexões sobre o conhecimento e o uso das novas tecnologias.
Ao professor cabe entender que não se sustenta apenas o saber usar as tecnologias, é necessário saber interagir com ela e criar espaços efetivamente educacionais, talvez seja este o grande desafio da educação neste início de século.
“É preciso começar a discutir convergências não só de tecnologias, mas também de aprendizagens.“
Maria Luiza Belloni , professora e pesquisadora (UFSC) no 1° Encontro Internacional do Sistema Universidade aberta do Brasil.
Referencias:
http://www.capes.gov.br
http://www.cedu.ufal.br

Nenhum comentário: