10 maio 2010

A arte contemporânea e a escola.

Em 1917, Marcel Duchamps com sua obra "A fonte" lançou novos rumos e questionamentos sobre a arte. Rompendo com todos os conceitos e estigmas a muito enraizados, tal qual um revolucionário ele nos libertou da estética clássica e como toda revolução, ela ainda é incompreendida e discutida. Neste novo olhar, a arte e a vida se misturam não existe mais a arte que se explica, tudo é mutável. A estética do belo = arte já não cabe mais, nada é tão simplista. O próprio conceito de Arte Contemporânea é algo que ainda está sendo formulado, porém existe no mundo inteiro um sistema das artes que utiliza a expressão “Arte Contemporânea” para parte significativa da produção artística de nosso tempo.
Neste novo mundo qual o papel da arte Contemporânea na escola? A Arte Contemporânea trabalhada na escola propicia situações diversas de ensino: provoca o olhar do aluno, tem a capacidade de gerar discussões e confronto de idéias que só vêm a contribuir para sua cultura e senso estético, e ainda, é uma realidade mais próxima dos alunos, pois esta arte esta sendo "feita" aqui e agora dentro do nosso tempo, preparando pessoas para se apropriar da arte contemporânea e do fazer arte contemporânea.
Ao se trabalhar com a arte contemporânea o professor tem uma oportunidade única de mexer com conceitos pré-estabelecidos, levando a uma mudança de postura no educando, pois a "arte" estática e contemplativa deixa de existir, o aluno passa a perceber que a arte é interativa e esta no cotidiano, onde o aproveitamento de materiais e temáticas mundanas possam e devam serem usadas no laborar artístico, fazendo assim uma ponte entre a arte e a vida, construindo assim uma sociedade plural e multicultural que saiba lidar com as diferenças como em uma verdadeira democracia.
Fonte: NARDIN & FERRARO - Arte visual na contemporaneidade: marcando presença na escola – Papirus, 2001.

TATIT – 300 propostas de artes visuais – Loyola, 2004.



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