12 maio 2010

Educação inclusiva - uma realidade em construção

Uma das propostas mais significativas em relação às pessoas com necessidades educacionais especiais é o PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, que tem por objetivo incluir estes educandos nas escolas regulares com o devido acompanhamento terapêutico se necessário, o impacto deste programa ainda não pode ser mensurado, mas com certeza é o principal programa de inclusão que ocorre no Brasil neste momento. O grande mérito deste programa foi chamar a comunidade escolar a sua responsabilidade, onde os educadores estão sendo obrigados a se mexer e adotar novas posturas, tentando se liberar de preconceitos e tendo que olhar para uma realidade que estava confinada a “organizações especiais”, acredito que em um prazo muito curto teremos um retorno social muito positivo, pois esta inclusão preconiza o atendimento ao educando respeitando sua condição.
Como definido no Seminário Internacional do Consórcio da Deficiência e do Desenvolvimento (International Disability and Development Consortium - IDDC) ocorrido em 1998 na Índia, um sistema educacional só pode ser considerado inclusivo quando abrange a definição ampla deste conceito:
• Reconhece que todas as crianças podem aprender;
• Reconhece e respeita diferenças nas crianças: idade, sexo, etnia, língua, deficiência, classe social, estado de saúde ou qualquer outra condição;
• Permite que as estruturas, sistemas e metodologias de ensino atendam as necessidades de todas as crianças;
• Faz parte de uma estratégia mais abrangente de promover uma sociedade inclusiva;
• É um processo dinâmico que está em evolução constante;
• Não deve ser restrito ou limitado por salas de aula numerosas nem por falta de recursos materiais.



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