12 maio 2010

Acessibilidade: O direito de ir e vir

Um dos maiores direitos do cidadão talvez seja o de ir e vir, nada como poder ir e voltar da escola, do trabalho de qualquer lugar! Não existe nada tão fundamental! Então porque este direito é negado aos deficientes? Ao andar na sua comunidade você poderá observar que os perigos e obstáculos para o deficiente estão em todos os lugares, são calçadas sem rampas de acesso, esburacadas, falta de sinais sonoros, e falta de acesso a transportes coletivos. Por quê?
Na verdade não é por falta de lei, acredito que passe pela insensibilidade do poder público e também pelo pouco caso da sociedade de um modo em geral. A poucos dias em um canal de TV, um vereador foi perguntado sobre esta questão e o mesmo respondeu que não havia esta demanda já que ele, que estava em seu terceiro mandato, nunca havia recebido nenhuma reclamação ou pedido no sentido de fazer alguma coisa...
Como vemos somente uma cobrança do conjunto da sociedade junto às autoridades seria capaz de gerar uma vontade política de se resolver esta questão. Pois cada degrau pode ser um obstáculo intransponível que isola e segrega o deficiente.

Nenhum comentário: