27 julho 2010

No tempo dos Coronéis.


Com certeza você já deve ter ouvido falar dos Coronéis, grandes fazendeiros que tinham grande poder político exercendo o "voto de cabresto", mas você sabe como surgiu este termo?
Durante o Império, foi criada a Guarda Nacional. Esta guarda não passava de milícias armadas, sob comando de um fazendeiro, que ganhava do Imperador uma patente de “Coronel”.
Esta foi a forma encontrada pelo império para fazer frente as rebeliões locais e confronto com escravos, que pipocavam por todo o território nacional. Após a extinção da Guarda Nacional, o hábito de chamar os fazendeiros de “Coronéis” continuou para demonstrar o poder de mando e domínio pessoal que estes latifundiários exerciam sobre os trabalhadores de sua propriedade. Durante a República Velha (1889-1930),também chamada de república dos coronéis, como o voto não era secreto o eleitor declarava Publicamente em quem estava votando, e devido o poder exercido pelos coronéis sobre a população todos sufragavam os candidatos por ele indicado, com medo das represarias que poderiam ser vitimas.
Além do voto de cabresto, os coronéis praticavam todos os tipos de fraudes para que seus candidatos fossem vitoriosos. Infelizmente em nossa época ainda podemos presenciar algumas práticas do coronelismo, como, por exemplo, a compra de votos.Por isso nesta eleição vote nos candidatos que realmente estejam compromissados com a melhoria da sociedade, e principalmente com a melhoria da educação pública.


Nenhum comentário: