01 setembro 2010

O Globo online – “Eu nunca tive um amigo negro”

Na coluna Opinião do Jornal O globo online do dia 24/08/2010, o leitor Cláudio César Dutra de Souza escreveu um artigo com o título “Eu nunca tive um amigo negro”, este artigo teve uma grande repercussão entre os leitores e gerou uma grande quantidade de comentários sobre o artigo, uns favoráveis e outros nem tanto.
No artigo o autor narra que durante sua infância/adolescência classe média na bela cidade de Porto Alegre o mesmo não tinha amigos negros, e com esta constatação, ele nos indaga onde andariam os nossos negros, que não estão na política, não estão nas universidades, não estão na classe média... Afinal onde estão os negros? Com grande perspicácia ele levanta a questão da falsa democracia racial brasileira, que aceita o negro sim, mas em seu “devido lugar”, que podemos entender como sendo os subempregos, as favelas, as prisões, as piores escolas publicas, enfim no seu lugar histórico... Muitas pessoas acreditam, ou são levadas a acreditar, no mito da democracia racial brasileira e se recusam a enxergar que nossa sociedade discrimina os negros e não permite a ascensão socioeconômica deste grupo dentro de nossa estrutura social.
Assim como o missivista também devemos questionar esta falsa democracia racial, não por que somos bonzinhos, mas por que somente assim conseguiremos colocar este assunto em discussão, e somente com um amplo debate poderemos desmascarar estes mitos que impedem que sejam adotadas políticas reparadoras e que sejam capazes de dar ferramentas para que os negros possam ascender dentro de nossa sociedade.
O artigo de Cláudio César gerou mais de 500 comentários, alguns explicitamente racistas, sempre se baseando na “democracia racial”, e estão disponíveis no link abaixo. Vale à pena dar uma lida.

http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2010/08/24/eu-nunca-tive-um-amigo-negro-917467096.asp

Nenhum comentário: