15 outubro 2010

Museu Ciência e Vida – Duque de Caxias

Inaugurado há poucos meses, o primeiro museu interativo do estado do Rio de Janeiro já contabiliza mais de seis mil visitantes! O Museu Ciência e Vida, localizado na cidade de Duque de Caxias, é o orgulho dos moradores da região e pretende atuar na contramão de tudo que já foi feito em relação à educação e cultura no estado, pois a idéia é que as pessoas da Capital tenham que se deslocar até a periferia para adquirir cultura, e não ao contrário, como sempre ocorreu.O museu fica no antigo prédio do Fórum de Duque de Caxias, e ainda se encontra em reforma, a pretensão é que em pouco mais de um ano os seus quatro andares estejam em atividades, com exposições de diferentes áreas das ciências.
Mas por enquanto somente o primeiro andar e o planetário já estão em funcionamento, o museu foi inaugurado com a exposição “Vias do Coração” e também com o planetário (que figura entre os três mais modernos do Brasil) que leva o nome do primeiro astronauta brasileiro Marcos Pontes, que esteve na inauguração, e que ressaltou em entrevista ao Jornal EXTRA: - Achei a iniciativa sensacional. O museu é todo colorido, um ambiente muito apropriado para crianças e jovens. E o planetário é um lugar mágico, onde o visitante se sente viajando. Ótimo para despertar o interesse pelo conhecimento. Me sinto muito feliz - disse o astronauta.
Uma segunda exposição esta em cartaz desde outubro,com o nome “A Revolta da Vacina - Da varíola às campanhas de imunização”, que contam as histórias dos movimentos populares no Rio de Janeiro, contra a campanha de vacinação obrigatória imposta pelo Governo Federal.O museu é uma iniciativa do governo do estado do Rio de janeiro, através da Secretaria Estadual de Ciência e tecnologia e Educação Superior à Distância (Fundação CECIERJ) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) com apoio de algumas empresas.A iniciativa do estado de viabilizar um museu fora dos grandes centros, ainda mais na área de ciências, é de grande valor educacional, pois os museus são importantes ferramentas pedagógicas que propiciam aos professores e alunos poderem ter contato concreto com aquilo que só viram em livros, além de serem espaços riquíssimos para um trabalho interdisciplinar.
Abaixo o site do
Museu Ciência e Vida
http://www.museucienciaevida.com.br/

Nenhum comentário: