25 novembro 2010

Os Livros e seus destinos

Na semana passada, chegou as minhas mãos um exemplar do livro
“Quadribol através dos Séculos” de J.K. Rowling, autora da saga Harry Porter. O livro, que trata do esporte fictício praticados pelos Bruxos, teve sua renda revertida para a organização humanitária Comic Relief que trabalha contra a fome e a miséria, principalmente na África. No prefácio do livro uma frase me chamou a atenção, o grifo é meu:
“... Madame Prince, nossa bibliotecária, me informa que o livro é manuseado, babado e de um modo geral maltratado diariamente, o que é um enorme elogio para qualquer livro.”
Que grande verdade, um livro na estante enfeitando a sala ou uma biblioteca, sem uma orelha, sem um vinco, sem uma marca de dedo não é um livro, é um objeto de decoração e às vezes decoração de nossa própria vaidade. Os livros desejam e precisam ser manuseados, marcados, grifados, passados de mãos em mãos, conterem anotações, abandonados e retomados, passados a frente,irem parar em um sebo, lidos, relidos, amados, odiados, doados, trocados, emprestados (geralmente para nunca mais voltarem), e se tudo isto decretar a “morte” de um livro, ele pode “descansar” em paz, pois terá cumprido o seu papel de nos emocionar em cada página lida, e com certeza seus “irmãos” que reluzem nas prateleiras como troféus sem nunca serem tocados, o invejarão.
Citação: ROWLING, J.K . Quadribol através dos séculos, Rocco, 2001
Para conhecer a organização COMIC RELIEF acesse o site abaixo (em Inglês)

5 comentários:

Walmir disse...

shuashuashua...grande verdade emprestou livro? já era.

André Dehoul disse...

Vou contar um segredo, eu adoro grafar livro. Sempre considerei um erro, motivo pelo qual parei com essa prática. Mas que é bacana você pegar um livro que já leu há algum tempo e ver os grifos que você considerava importante naquela determinada época, isso é.
Abraços.

Simone disse...

Os livros são mágicos eles nos fazem sonhar. Ótimas postagens,sempre
Bjs Simone

Anônimo disse...

Não risco os livros, a menos em caso de vida ou morte. E com lápis.
E quando empresto anoto, pra ficar cobrando...

AMO LER!!! Os livros são D+!

João Victor disse...

Eu não empresto livros, e nem carro.

João victor