![]() |
Irmãos Grimm |
Os contos de fadas têm origens nas tradições e mitos Celtas e foram transmitidos oralmente gerações após gerações até o século XVII, quando começaram a serem transcritos pelos irmãos Grimm, entre outros, e adaptados as novas realidades sociais, se espalhando pelo mundo principalmente no ocidente, chegando aos nossos dias com plena significância e vigor.
Em meados do século XX, vários autores começaram a fazer uma releitura destes contos, criando contos de fadas modernos, que continuam mantendo em sua essência estes enfrentamentos (o bem contra o mal) e seus símbolos e preenchendo a necessidade do ser humano, principalmente das crianças, de compreender e lidar com suas angustias e buscas.
Mas mesmo mantendo como base os valores morais dos antigos contos de fadas, os contos de fadas modernos se dão a liberdade de trabalhar com arquétipos mais contemporâneos, ainda que mantenham as características de mocinhos e vilões.
Outra característica dos contos de fadas, é que se no passado, estes contos nos levavam a reflexões sobre o bem comum, os contos de fadas modernos nos levam a refletir também sobre a importância da individualidade. Outra característica é que geralmente as crianças têm o primeiro contato com a literatura mais elaborada através destes contos.
Os contos de fadas fazem parte de nossa herança coletiva, e nos mostram valores compartilhados por todos os seres humanos, assim podemos afirmar que os contos de fadas irão se perpetuar no imaginário popular, se adaptando a convenções sociais e diferentes mídias de cada tempo, mas sempre mantendo seu encantamento que perdura ao longo dos séculos.
Fonte: Literatura na Formação do Leitor - Volume2 -CAPELLO, Cláudia. Rio de Janeiro - Fundação CECIERJ, 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário