06 junho 2011

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

 
Hoje quando falamos de educação inclusiva para os portadores de necessidades especiais, não podemos deixar de falar da importância da informática neste processo, pois a inserção dos portadores de necessidades especiais, por si só, nas escolas regulares não garante a inclusão destes indivíduos no processo educacional. Por isso é necessário que esta inclusão seja pensada também como inclusão digital. Com esta nova realidade surgiu um novo ramo de pesquisa denominado Tecnologia Assistiva (Assistive Technology), que tem como objetivo a criação e adaptação das tecnologias as necessidades de acessibilidade dos portadores de necessidades especiais. Conforme Damasceno e Galvão Filho (2005), Podemos classificar estes recursos em três grupos:
Adaptações físicas ou órteses: são dispositivos ou adaptações fixadas e utilizadas no corpo do indivíduo e que facilitam a interatividade com o computador.
Adaptações de hardware: são dispositivos ou adaptações efetuadas nos componentes físicos do computador ou nos periféricos convencionais para garantir a interatividade. São representados, também, por periféricos específicos projetados e construídos para os portadores de necessidades especiais.
Softwares especiais de acessibilidade: são os componentes lógicos, softwares, projetados para possibilitar ou facilitar a interatividade do portador de deficiência com o computador.
O desenvolvimento de tecnologias assistivas na área de informática envolve a produção de softwares e hardwares específicos para facilitar o uso e acesso as ferramentas da informática, mas para que ocorra a inclusão digital, se faz necessário que os educadores tenham acesso a estas tecnologias assistivas e que os mesmos estejam treinados para uso das mesmas, e bem como, a escola possua equipamentos adequados. Infelizmente nossas escolas estão bem aquém desta realidade, mas isto não deve ser impeditivo para um trabalho com razoável qualidade juntos aos educandos, existem opções de programas gratuitos desenvolvidos por várias universidades, como por exemplo: os programas Dosvox, um sintetizador de voz muito útil as pessoas com baixa visão e o Motrix, que permite a utilização dos computadores por comando de voz, ambos os programas foram criados pelo núcleo de computação Eletrônica da UFRJ e podem ser baixados gratuitamente no site: http://www.nce.ufrj.br/
Para conhecer e se aprofundar nas várias possibilidades de adaptações dos hardwares a necessidades dos portadores de deficiências acesse o site: http://www.galvaofilho.net/assistiva/assistiva.htm
Em um mundo globalizado é imprescindível a inclusão digital, e os portadores de necessidades especiais devem ter acesso a estes e outros programas/hardware que podem e ajudam a inclusão digital, contribuindo assim para a formação de uma sociedade democrática e com respeito às diferenças.





Um comentário:

Navile disse...

Gostei muito do blog, trabalho em Pirapora - MG,com crianças especiais e sei das dificuldades e dos preconceitos, tudo que vir para ajudar é bom. Beijos
Navile