10 maio 2010

Lobo em pele de cordeiro

Desde a década de 40, organismo internacionais já ditavam as normas que nosso pais deveria seguir para se “desenvolver”. Nos anos 70, o que ficava confinado aos aspectos financeiros começou a ditar também os trâmites de nossa política, é interessante conhecer algumas posições de um dos principais organismo internacionais, o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, mais conhecido como BIRD ou Banco Mundial sobre como deveria ser a educação nos paises em desenvolvimento, incluindo o Brasil, como podemos observar o pensamento neoliberal já mostrava suas garras...

“(...) O Banco pode trabalhar e trabalha satisfatoriamente com países de todas as feições do espectro político, com a única condição que estejam dispostos a serem realistas em matéria de economia e que tenham o cuidado de não substituir os dados com doutrinas ou os fatos com filosofias". (BIRD, 1981, p.17, tradução).

“(...) A educação formal é geralmente considerada como um passaporte para o setor moderno (...) de sorte que muitos alunos são supereducados para os empregos disponíveis. (...) Sugeriu-se, num estudo recente, que os jovens deveriam escolher modalidades de educação que se dirijam ao mercado e não às aspirações pouco realistas e as carreiras mais brilhantes". (BIRD, 1980- a, p. 9 e 46, tradução).

“(...) em razão dos seus vínculos com o trabalho, à educação levanta questões sobre a formação de hábitos e atitudes favoráveis à produtividade do trabalhador. O meio profissional, com suas relações sociais e suas exigências - relações de subordinação e existência de uma hierarquia, relações entre mão-de-obra e direção, obrigação de respeitar os horários de trabalho e, simplesmente, a fadiga física e intelectual - pode ser muito diferente do ambiente escolar". (BIRD, 1980, p.46, tradução).

Fonte: Revista da Faculdade de Educação JAN/JUL-1998

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