09 julho 2010

Qualidade, o desafio da Escola pública.

Novamente a divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação básica (IDEB) causam comoção e suscitam debates sobre a qualidade da educação púbica, o IDEB integra informações do gerenciamento escolar (aprovação, reprovação e evasão), dados do Censo Escolar da Educação Básica e os resultados da Prova Brasil, que é aplicada aos estudantes ao final de cada etapa da Educação Básica. A fórmula do resultado do IDEB é um pouco complexa, mas, basicamente, pode ser resumida assim: quanto menos tempo os alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as notas deles na Prova Brasil, melhor será o IDEB dessa escola. A escala vai de zero a dez. Infelizmente os resultados do IDEB para a maioria das pessoas passaram a representar um “ranking” das melhores e piores escolas, desvirtuando assim os fins para que o mesmo foi criado. A professora da UnB, Benigna Vilas Boas faz uma colocação interessante sobre esta “utilização” do IDEB, “Parece que a mesma avaliação punitiva que por tanto tempo se aplicou ao estudante passou a ser aplicada também à escola”. Quem de nós nunca se sentiu prejudicado ou desmotivado após uma nota baixa? O mesmo ocorre com a escola, pois se originalmente a idéia era que o IDEB servisse como diagnóstico de problemas e planejamento de ações para correção deles, o IDEB tornou-se mais uma ferramenta de exclusão, pois as maiorias das escolas com “notas baixas” ficam nas comunidades mais prejudicadas socialmente, sem que isso na verdade represente que estas escolas trabalharam menos que as outras, mas servindo com certeza para desestimular toda a comunidade escolar e criando mais preconceito. Para complicar mais ainda os políticos, sempre eles, já notaram que uma cidade com boas notas no IDEB rendem dividendos políticos e brevemente teremos casos de municípios que “preparam” através de “cursinhos” os alunos de sua rede para fazerem bonito na Prova Brasil, contribuindo ainda mais para desvirtuar a finalidade do IDEB.
Todos sabem que em qualidade nossas escolas públicas ainda estão longe do ideal e que é necessário que haja ferramentas para mensurar esta “qualidade”, e apesar das críticas o IDEB é uma destas ferramentas, mas devemos nos lembrar que simples comparações podem não espelhar a realidade, podendo às vezes mais prejudicar que ajudar. Uma boa ferramenta avaliadora deve dar a escola subsídios para se atingir os objetivos traçados conjuntamente, escola e comunidade, e neste cenário o conhecimento dos problemas, é um primeiro passo para a correção dos mesmos, trabalhando assim com um panorama visando uma educação de qualidade, mas não centradas somente na ótica do “conteúdo” e sim em um processo mais humanista, para formação de uma sociedade mais justa, multicultural e igualitária.

Caso queria conhecer os índices da sua região acesse o link abaixo:

http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado/

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